quarta-feira, 30 de maio de 2012

Benefícios do Processo de Coaching




Por Mariah Bressani

Coaching é um processo com começo, meio e fim.
É um instrumento que tem abrangência ampla, podendo trabalhar qualquer área da vida de uma pessoa, quando precisa colocar a sua atenção para melhorá-la ou, até mesmo, transformá-la.
Um dos maiores benefícios que o processo de coaching promove é disseminar melhorias em todas as áreas da vida da pessoa, mesmo que coloque foco em apenas uma área; porque a mudança em uma área gera como que um “efeito cascata” nas demais áreas da vida da pessoa.

Assim, a pessoa que passa pelo processo de coaching aprende a equilibrar e a viver mais positivamente as diversas áreas de sua vida: pessoal, profissional, financeira, saúde, relacionamentos e lazer.
Então, naturalmente, acontece a diminuição do estresse, da ansiedade e das preocupações generalizadas; e, consequentemente, ocorre o aumento da congruência interna e externa; ou seja, ao expressar os seus pensamentos e os seus sentimentos, a pessoa torna-se mais coerente consigo mesma. Tudo isto em decorrência da natural ampliação do autoconhecimento, no decorrer desse processo.


A pessoa compreende os reais significados das palavras foco, criatividade e intuição. E também amplia o seu nível de realização, de conquista e de concretização dos seus sonhos acalentados, porque aprende a canalizar de forma mais adequada a sua energia. Além de melhorar a sua capacidade de planejamento dos seus projetos e da administração do seu tempo.
Como consequência, os seus relacionamentos nas diversas áreas de sua vida também melhoram, porque, enfim, aprende a se ouvir, a ouvir o outro e a se fazer ouvir.

Outro grande benefício do processo de coaching: o indivíduo aprende a se dar permissão para investir o seu tempo, a sua energia e os seus recursos em si mesmo e, como decorrência direta, ele consegue mais satisfação e maior realização pessoal.
Enfim, de modo geral, o coaching promove melhoria sustentável como um todo na qualidade de vida da pessoa que passa pelo seu processo, devido ao aprimoramento e ao aumento de sua performance e dos resultados alcançados.

Como resultado global, com o processo de coaching, há elevação da sua autoestima e do seu bem estar pessoal, o que comumente chamamos felicidade, não logo ali, no futuro, mas, sim, hoje, no aqui e agora.


Gostou do texto? Contribuiu de alguma forma para você?
Comente.
Compartilhe!



Imagem: Google e freepik


***********

Nenhum comentário: